Nilson José Machado

]

Bullets

  1. Educação é a construção da consciência nas ações: ações que conservam, ações que transformam, ações que não se conformam.
  2. Como animais, a cada ação corresponde uma reação de mesma intensidade e em sentido oposto.
  3. No terreno da Ética, a simetria ação/reação não nos permite ir além da Lei de Talião: Olho por olho, dente por dente.
  4. Como seres humanos, a cada ação deve corresponder uma resposta, que é uma nova ação, impregnada de responsabilidade.
  5. A ação consciente é a ação projetada, o fazer com a palavra, com propósito, com metas sustentadas por uma arquitetura de valores.
  6. Ter projetos é ter objetivos que são antecipações de ações a serem realizadas, sem coação: não se pode ter projetos pelos outros.
  7. Uma característica fundamental da ação projetada é a convivência com o risco; nesse ponto, a interface jogo/projeto é muito fecunda.
  8. Viver como se a vida fosse apenas um jogo é irresponsabilidade; pretender projetar tudo o que realizamos é arrogância.
  9. A realização de qualquer projeto é alimentada à montante pelas nossas ilusões, esperanças, utopias…
  10. ..  mas é determinada à jusante pelo planejamento, pela avaliação, pelas trajetórias que representam nossos interesses pessoais.
  11.  Viver é projetar, é jogar, é correr riscos; o espaço do risco é o mesmo da criação, que me permite fazer as coisas do meu jeito.
  12.  Ser é pretender ser, quem está vivo está se lançando em busca de algo, viver é um contínuo projetar; quem não pretende, já não é.
  13. Projetos pressupõem uma arquitetura de valores que sustentam os objetivos; projetos sem valores podem ser coisas monstruosas.
  14.  Viver é viver com propósito, é viver de propósito; sem propósito, somos escravos ou, já partimos.
  15. Platão registrou que escravo é quem não tem projetos, que vive para realizar os projetos dos outros: Vida com propósito ou morte!
  16. Em sentido invertido, é preciso considerar a circunstância do morrer de propósito, como no suicídio ou no terrorismo.
  17. Outro aspecto é a morte súbita; morrer de repente soa como traição, viver de repente é coisa de poeta, ou de repentista.
  18. Envelhecer com propósito é morrer um pouco a cada noite e renascer a cada dia – ou vice-versa…
  19. Partimos do fato de que a vida é o valor maior, que recebemos ao nascer; retribuir tal mega dádiva é o dever nosso de cada dia.
  20. Tal concepção inspira na cultura japonesa uma Ética do Débito; no entanto, como em todos os valores, é necessário equilíbrio.

                                                *****07092021

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *